Top Filmes de verão por Vicente Concilio

Praia, sol, suor e bons filmes pra derreter nesse verãozão!

1. O sol por testemunha
/Plein Soleil

o sol por testemunha
[Tenso!]

Antes de Matt Damon destruir o papel de Tom Ripley, no filme O Talentoso Ripley ( de 2000), Alain Delon imprimiu sutileza e beleza impressionantes ao personagem criado por Patricia Highsmith. A história do homem que comete atrocidades para tomar o papel de outro é um drama intenso misturado a uma trama policial cujos cenários deslumbrantes do litoral francês, principalmente da Coté d’Azur, retratam o universo dos ricos europeus que amamos invejar.


2. Feitiço Havaiano/Blue Hawaii

5713308790_0385c546c6_o
O melhor dos filmes encabeçados por Elvis Presley, que soube usar como ninguém o cinema para promover sua música e sua imagem de galã irresistível. Aqui, ele lapida seu papel de jovem destemido, mas de bom coração (a contracultura e os beatniks só emergiriam anos depois…). É um filme com canções incríveis, como a Can´t help falling in Love e traduz a ingenuidade e a sensação de liberdade selvagem promovidas pelos cenários paradisíacos da ilha americana.

3. O pântano/La ciénaga

la_cienaga_21
Oposto ao clima solar e festivo dos filmes de férias e diversão praiana, este drama argentino se passa em uma propriedade decadente. Oligarcas em crise financeira discutem seus problemas e vivem de forma absurdamente alheia à realidade econômica e social de seu país. O pântano em questão é a piscina sem tratamento e suja da residência, símbolo maior da situação retratada com crueldade e genialidade pelo filme.

4. Tubarão/Jaws

Jaws-Featured
O primeiro blockbuster da história cinematográfica é um grande suspense, que contrasta a leveza solar dos biquínis e praias ao perturbador e desconhecido universo submerso dos oceanos, no qual se escondem perigosas criaturas. Tubarão é um clássico por muitas razões: sua trilha assombrosa, a atuação de Richard Dreifuss e, principalmente, pela criação de atmosferas tensas sem mostrar absolutamente nada, apenas pelo poder da sugestão e do medo.

5. E sua mãe também/Y tu mamá tambíen

tumblr_likr45ol4M1qgbf0lo1_500_large
O filme que consolidou a carreira de Gael Garcia Bernal é um ótimo Road Movie e, como tal, é uma história sobre descobertas e ritos de passagem. Dois amigos embarcam rumo à praia paradisíaca de Boca Del Cielo acompanhados por uma mulher mais velha, deslumbrados com a sensação de liberdade que a aventura vai proporcionar. Claro que toda transformação profunda tem seu lado dolorido, sobretudo porque a viagem é indefinida: ninguém sabe se a praia existe e, muito menos como chegar lá.


6. De repente, no último verão/Suddenly, Last Summer

de repente no ultimo verao
A trinca de gênios da atuação Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn e Montgomery Clift dirigidos por Joseph L. Mankiewicz em um roteiro baseado na peça de Tenneessee Williams é motivo suficiente pra ver um filme. O litoral, palco da trágica experiência vivida pela protagonista, nunca foi tão paradoxal quanto aqui: belo e assombroso.


7. Ao sul do Pacífico/South Pacific

rodgers-and-hammerstein-by-donnetempodotcom
As praias paradisíacas das ilhas do Pacífico são o cenário ficcional desta obra musical kitsch e delirante baseada em musical da dupla Rodgers e Hammerstein (a dupla que criou A Noviça Rebelde). Esse filme foi um sucesso estrondoso e é daquelas obras que só um musical filmado em technicolor pode proporcionar.

Anúncios

3 comentários sobre “Top Filmes de verão por Vicente Concilio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s