Clube do Livro #1

Finalmente! Finalmente o plano ter um Clube do Livro saiu do plano das ideias. Para abrir esse primeiro encontro, escolhemos uma autora brasileira, superfamosa nas redes sociais, Clarice Lispector.  Nós três {sim, somos 3} já havíamos lido algo dela e nos pareceu uma ótima escolha. Afinal, Clarice toca corações por aí, todo mundo a ama. E blá.
Ler esse  livro me custou muito, não em tempo, pois é relativamente pequeno, mas porque não estando minimamente disposta a essa divagação sem fim, pareceu-me extremamente chato. Atirem suas pedras Claricemaníacos. Vou dizer até que no final pulei 3 páginas…
Assim que, com um misto de ódio no coração e questionamentos sobre a profundeza da minha intelectualidade, lá fui eu para reunião.
Qual a minha surpresa quando ao revelar o que tinha achado do livro, todas compartilhavam da mesma opinião: – Chato! – Chato! – Chato!
Sim, durante a leitura do livro chegamos a duvidar da nossa inteligência e capacidade de compreensão. Só que não, né minha gente. O livro tem trechos muito bons, trechos em que você se reconhece. Traduz algumas sensações da alma. O que não é pouco e é o grande mérito da escritora. Mas na sua grande maioria é um enredado de divagações de impossível compreensão.  Tenho certeza de que ler esta obra na época certa, em um estado certo, é definitivo para que se goste dela ou não.
Também nos questionamos sobre o peso que o nome Clarice dá ao título. Talvez, se este livro fosse de outro autor, eu não tivesse continuado. Mas foi como se eu esperasse que Clarice me dissesse alguma coisa. E, veja só, não disse nada. Existem livros que fazem provocações sem dar ao leitor a divagação pronta para que ele se reconheça nela. Não senti espaço para minhas reflexões ali, o espaço era todo dela.
Como ela mesma diz: A vida se me é, e eu não entendo o que eu digo.
Se nem ela entende, tá tudo bem.
 
Deixe um comentário

