Dicas para cabelos cacheados

Essas dicas eu compartilho sem nenhum medo de me sentir ridícula porque só eu sei o drama do cabelo cacheado. Tive cabelo maria-bethânia até os 15 anos, quando já não aguentado mais fiz um rabo de cavalo e cortei tudo fora. Naquela época não tinha cabeleireiro que soubesse cortar direito, nem esses mil produtos que te ajudam hoje em dia. Hoje sei que o primeiro passo é parar de acreditar que um dia, de tanto você fazer hidratação, seu cabelo vai acordar bem. Não vai. Aceita. {Se você não aceita o cabelo que tem, vai lá e faz logo uma definitiva, não fica aí sofrendo.}
Depois disso a primeira coisa a fazer é conseguir um bom corte. Livre-se das pontas secas que impedem os cachos de se formarem, corte o cabelo em camadas que ajudam os cachos a se definirem. Não tenha medo do volume. Sério. Não tem coisa mais ridícula que cabelo cacheado todo grudado na cabeça, entupido de creme para pentear.
Aliás, creme para pentear…esse é outro tema. Tá, qual é o processo? Você lava seu cabelo com shampoo, passa condicionador, depois entope de creme para pentear ou leave-in até ele secar duro que não se consegue nem passar a mão entre os cachos. Tá tudo errado. Lave com shampoo {eu uso o BioExtratus ShitakePlus, uma vendora me empurrou, eu levei e gostei}, lave bem,  sempre lavo 2x. Não uso condicionador, afinal, condicionador é apenas um emoliente, o que quer dizer que serve apenas pra deixar os cabelos mais macios na hora de pentear. E a verdade é que ele deixa o cabelo pesado e impede que os cachos se formem. Se a idéia é hidratar, substitua o condicionador por uma máscara de tratamento, ou melhor ainda, por ampolas de tratamento.
Depois do banho penteio com um pente e misturo na mão dois produtos, um creme para pentear {da Pantene, bom e barato} e um óleo de tratamento intensivo {nativaSPA Frutoterapia, Monoi e Argan, do Boticário – nunca vi melhor em toda minha vida e ninguém me pagou pra dizer isso!} e amasso as pontas. Deixo sempre secar naturalmente. Normalmente depois de lavado e seco ele fica meio arrepiado e baixo, sem cachos muito definidos. Aí de novo vou lá e passo o óleo de tratamento da metade pras pontas {nunca, nunquinha na raíz} e amasso. Só então vejo os cachos se formarem de verdade. Tem que ter paciência. Mas o que acontece…Aos poucos o cabelo fica com frizz, o vento bagunça tudo, ele começa a ficar seco. O que eu costumava fazer? Maaais creme para pentear. Só que não. O cabelo já está com produto, mais produto só vai ressecar o cabelo, e juntar todos os fios numa meleca. A melhor coisa é borrifar água, se você tiver um borrifador pequeno pra levar na bolsa, ótimo. Se não, vale molhar as mãos {não encher as mãos de água, nem tacar o cabelo embaixo da torneira} e amassar, isso vai ativar de novo o produto que já está no cabelo e matar a sede dele. Porque sim, cabelo seco sente sede.
Foram anos de tentativas, erros e acertos até finalmente encontrar um processo que funciona pra mim. Sei que nem tudo que funciona pra um, funciona pra outro, mas também sei que quem tem cabelo cacheado sofre, então toda dica é bem vinda, né?
Você tem alguma dica? Compartilha aqui com a gente?

*

Já nos acompanham nas redes sociais?
Fanpage ♥ InstagramPinterest

Anúncios

Um comentário sobre “Dicas para cabelos cacheados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s