Parabéns, meu pai!

Hoje, dia 03 de março, meu pai faz 63 anos. E apesar dele achar que a vida é uma tragicomédia, e que esse dia é um dia como qualquer outro, eu penso o contrário. Meu pai veio lá do Pará. Cresceu de lá pra cá, de cá pra lá em uma família que lhe dava pouca atenção. Mas é verdade, que não nos mandam ao mundo em uma vida que a gente não dá conta, então aconteceu que, para poder chegar até aqui,  foi presenteado com um mundo interior riquíssimo. Mundo este que na infância explorou acompanhado de seu velocípede, percorrendo com ele muitas estradas imaginárias. Quem sabe aí tenha tomado o gosto por viajar, já que depois de grande dedicou sua vida a estudar e andar pelo Brasil.
De meu pai herdei minha imaginação, meu talento para comunicação e capacidade de sonhar alto, herdei o senso de liberdade, o gosto pelo conhecimento e o nomadismo. E os dedos dos pés. Com meu pai aprendi que a gente não precisa ser uma repetição do passado, aprendi que o verdadeiro amor perdoa, e que dentro de nós existe a escolha de fazer diferente. Aprendi a respeitar o silêncio. Com o meu pai tenho aprendido a superar meus medos e acreditar mais em quem eu sou.
Não foi fácil descobrir tudo isso, as coisas nem sempre são de fácil compreensão, mas muitas vezes elas estão paradas aí na nossa frente e a única coisa que precisa ser feita é mudar o ângulo pelo qual se vê. 
Saudades dos dias em que na hora do almoço, esperava ansiosa o barulho do portão, pois lá vinha meu pai com um gibi. Saudades de tomar banho de chuva com ele e meu irmão, sentindo aqueles pingos grossos de chuva de verão, e usando meu maiô da Turma da Mônica com desenho do mapa do Brasil. Saudade de dormir ouvindo meu pai cantar Dorival Caymmi, ou Chiquita Bacana.
Pai, tenho um imenso orgulho de ser sua filha, de ser uma Baleeiro.
Feliz aniverário.
5 comentários sobre “Parabéns, meu pai!

Deixe um comentário

