Como ir pra NY #1

#1 Como ir?

Primeiro é preciso ter/fazer um passaporte {para viagens aos países vizinhos do Mercosul ele não é necessário, mas quase todos os outros países vão exigir um passaporte}, o segundo passo é entrar no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, que explica tim-tim por tim-tim como  pagar a taxa {de mais ou menos R$360}, preencher o formulário DS-160 e agendar a sua entrevista no Consulado. Dá pra escolher entre cinco cidades: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife ou Belo Horizonte.
Existem vários tipos de visto. Se você vai a passeio, ou fazer cursos sem certificados o melhor é o Visto de Turista. No dia da entrevista é obrigatório levar o passaporte, a folha indicada no formulário DS-160, e o comprovante de agendamento. Alguns documentos extras que provem o seu vínculo com o Brasil – imposto de renda, contracheques, comprovantes de propriedades como carro e casa e etc- podem fazer a diferença na hora da entrevista. {A ideia é a de que todo mundo é um possível imigrante até que prove o contrário.}
Se você é autônomo/freelancer, não tem contracheques, ou ainda não declara imposto de renda, é possível fazer uma Carta de Custeio, e aí todos os documentos de comprovação de renda precisarão estar em nome da pessoa citada na carta.
Entre outras coisas, você será questionado a respeito de quanto tempo pretende ficar nos EUA, quando pretende viajar, se conhece alguém lá {everybody say Noo! Noo!} e onde vai ficar hospedado. E depois de vencer toda essa burocracia e ouvir “-Parabéns, Visto concedido, você vai para os Estados Unidos!”, começará a tocar New York, New York  nos alto-falantes, e todas as pessoas na fila farão um sapateado e jogarão confetes em você. Foi assim que aconteceu comigo!
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s