Orquídea Radiante é o novo preto!

Olá, queridos! Começamos o mês de fevereiro com muitas novidades! A primeira delas é a nossa nova colaboradora do blog: Belisa Moreira. Nascida e criada em Florianópolis, sempre com aquela sensação de “meu lugar não é aqui”. Tratou de ir ver o mundo, estudou e trabalhou durante um ano em Buenos Aires {foi quando ficamos amigas!}. Lá, aprofundou seus conhecimentos nas áreas que ama: fotografia e tendências. Hoje vive em Porto Alegre, onde colocou em prática o sonho de trabalhar com pesquisa e monitoramento de tendências. Aqui no blog, ela vai compartilhar com vocês um pouco sobre comportamento, consumo, tendências e outras coisas que fazem seu coração cantar. Beijo, Lígia. 

trends-a-cor-de-2014

Orquídea Radiante é o novo preto!

Essa afirmação pode fazer muito sentido pra você, que é do design, moda e áreas afins. Mas e quem não é? Vou explicar.

No final do ano, a Pantone divulga para o próximo a cor considerada por eles como A Cor do Ano. Para 2014 a eleita foi Radiant Orchid (Orquídea Radiante, em português), uma mistura de fúcsia, roxo e rosa  lindamente feminina.
Tão logo a escolha foi anunciada, vários designers e marcas começaram a disponibilizar artigos utilizando esta tonalidade. Não à toa, já foi possível ver a tal cor nas passarelas, lançamentos de maquiagem, acessórios, decoração e onde mais a imaginação mandar.

orchid

O processo de escolha é bastante semelhante ao de qualquer produto inovador: a Pantone busca referências de cor em todas as partes do mundo para chegar à cor do ano. Cidades, filmes, viagens, eventos, novos artistas e obras de arte – tudo pode se tornar inspiração. Essa pesquisa anterior busca captar na essência o que o público desejará consumir para poder oferecer à ele no timing certo.

Leatrice Eisemanm, diretora executiva do Pantone Color Institute, considera a escolha da cor bastante condizente com o momento: “trata-se de uma cor que inspira criatividade e inovação, o que todos buscam hoje em dia.” Sendo da família dos roxos, ela tem um apelo mágico e seu nome remete exatamente ao que a cor nos deve parecer – radiante.

orquideaehonovo

Pantone, empresa fundada na década de 60, deu origem aos Guias Pantone: estes consistem em centenas de cores impressas com um código correspondente e unidas como um livro. Tendo em vista que a cor que imprimimos é sempre diferente da cor que observamos no computador, estes guias se tornaram a principal referencia para todas as empresas que utilizam cor em seus produtos. A recomendação é de que anualmente sejam adquiridos novos guias, e estes de fato são lançados e vendidos contendo novas cores – incluindo a escolhida do ano. Vale lembrar que a lista de cores e números Pantone é propriedade intelectual da empresa, não podendo ser usados gratuitamente.

Gostaria muito de apertar a mão do senhor Lawrence Herbert – criador da empresa. Catalogar cores, transformar em um sistema usado no mundo inteiro e cobrar por isso… realmente não é para qualquer um.

*

Já nos acompanham nas redes sociais?
Fanpage ♥ InstagramPinterest

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s