JOMO ou a alegria em ficar de fora

jomo

-“Pra quem chegou de Marte agora…” Com certeza você já se deparou com esta frase na abertura de alguma matéria e não sabia do que se tratava o ocorrido – e tampouco estava em outro planeta. – “Mas como que,  com smartphone e acessando a cada cinco minutos a internet eu não fiquei sabendo?”

Se você já se sentiu assim, não se preocupe: todos nós já estivemos lá.

Embora hoje seja fato sabido de que é quase inviável acompanhar tudo com profundidade, nos últimos anos temos nos deparado com novas formas de ansiedade social. Uma delas, inclusive, pode ser conhecida como FOMO: Fear Of Missing Out (ou medo de ficar de fora, em português).

Provavelmente gerado pelo excesso de acesso, sofre de FOMO quem precisa verificar seus emails a cada minuto ou se sente totalmente desconfortável ao não ter acesso à internet. A sensação é de que se esta perdendo um acontecimento, algo muito importante, mesmo sabendo do que está recheada a grande rede.

Os não possuidores de smartphone com certeza já se sentiram preteridos em uma conversa enquanto os possíveis portadores de FOMO não conseguiam deixar de estar conectados.

Aliás, o fato de podermos estar sempre conectados nos levou a este fenômeno. Tentando incessantemente acompanhar o que se passa no mundo – e mais precisamente na internet – perdemos o que está acontecendo agora, do nosso lado.

Em resposta à isso, surgiu o JOMO: Joy Of Missing Out, que significa a alegria em ficar de fora. Nos conformando que tudo é apenas um fragmento da realidade, será sempre impossível saber de tudo o tempo todo. Que tudo bem ficar em casa sexta à noite ou que embora você tente, nunca vai conseguir acompanhar todos os novos memes do momento.

jou

Porque não existe mal nenhum se talvez você estivesse pulando carnaval no domingo à noite e não viu que a Ellen DeGeneres pediu pizza na cerimônia do Oscar. Ou estivesse vendo na televisão o desfile da Sapucaí mas perdeu a Jennifer Lawrence caindo novamente e também não viu nada a respeito dos protestos na Venezuela.

E daí que você chegou de Marte agora? Lá também tinha internet, você só preferiu ficar offline.


instagram duck egg blue email duck egg blue pinterest duck egg blue facebook

 

Anúncios

2 comentários sobre “JOMO ou a alegria em ficar de fora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s