Review: Cursos de Moda em Buenos Aires por Anna Kuhl

Oi pessoas, a Anna é figurinista, diretora de arte e produtora no grupo de teatro Matula na cidade de Campinas | SP. Além de todas essas atividades ela ainda alimenta um ótimo blog, o Creyssa Phyna.  Anna veio à Buenos Aires mês passado, e fez alguns cursos de moda que eu indiquei aqui no blog. Assim sendo, pedi pra que ela escrevesse pro La Vestuarista suas impressões sobre os cursos, já que nesse caso uma segunda opinião nunca é demais!  (;

*por Anna kuhl

creyssa2

Encontrei o post sobre os cursos do Espacio Buenos Aires no ano passado, quando pensava em viajar para NY. Estava no começo da minha pesquisa e não fazia idéia de onde e o que estudar – não sou da área de moda, estudei cinema, depois fui para o teatro e o trabalho com figurino surgiu com a prática e muita experimentação. Nunca havia feito um curso específico de moda, apenas alguns básicos de costura.  Meu objetivo era expandir horizontes no que diz respeito à criação de indumentária. E foi exatamente isso que encontrei em Buenos Aires: muita inspiração fresquinha e um belo upgrade das minhas habilidades manuais de  desenho e costura.

O curso que mais chamou a minha atenção no post de indicações da Lígia foi o de Diseño de Vestuário, um curso específico para figurino de cinema, TV, teatro e publicidade. Buenos Aires também foi um atrativo – uma cidade que eu já queria conhecer há tempos, perto e com um custo e planejamento de viagem muito mais viável que NY. Outro ponto forte foi que os cursos indicados eram intensivos, com a carga horária e conteúdo de um semestre condensados em um mês, perfeito para quem não quer ou não pode se ausentar do país ou do trabalho por muito tempo.

As inscrições para os intensivos de verão abrem em novembro, e os preços valem muito a pena comparados aos cursos por aqui. Fiquei super empolgada e acabei me inscrevendo em três: Diseño de Vestuário, Coolhunting {indicados pelo La Vestuarista!} e Taller de Costura. Quando faltava muito pouco para eu viajar, veio uma notícia chatinha: o curso de figurino não havia fechado turma, e eu poderia pegar o dinheiro de volta ou escolher outro curso.

textura painel e croqui

Chegando em Buenos Aires, decidi me matricular em Diseño de Indumentária Express, que seria algo como um curso básico de criação e design de moda. E foi uma decisão super acertada, porque o conteúdo do curso é basicamente processo de criação, entender como uma inspiração abstrata ou visual se traduz em design – texturas, cores, formas.  Nós montávamos painéis de referências, depois rascunhávamos idéias e tínhamos que produzir croquis e texturas em tecidos. Como tem muito desenho, é recomendável fazer algum curso de ilustração de moda antes, que inclusive o EBA também oferece, chama-se Dibujo de Figurín. Eu já desenhava alguma coisa, mas meu croqui melhorou muito, tanto nas proporções quanto no aspecto visual dos tecidos e de modelagem.

O legal de ter feito vários cursos é que um complementou o outro. O curso de Coolhunting foi uma grande investigação de tendências, uma análise sobre o que está acontecendo no mundo e como isso se traduz visualmente em moda. Quase uma “aula-pinterest”, em que o tempo todo havia muita informação de moda, desfiles, vídeos publicitários, clipes, trechos de filmes, etc. Tudo isso alimentava o processo de criação do curso de Diseño de Indumentária.

painel e croqui

Já o de Taller de Costura foi mais um mini intensivo sobre manejo de máquina de costura e acabamentos, coisas como aprender a colocar zíper, elásticos, franzidos, etc. Foi um curso que escolhi mais na empolgação, mas não acho que valha a pena viajar para fazer só ele. O curso foi muito bom, e também ajudou na confecção de texturas que foram pedidas pela aula de Diseño, mas talvez eu tivesse ficado mais tranqüila para curtir a cidade e fazer a lição de casa dos outros dois se eu não tivesse me inscrito nesse. Aliás, os cursos demandam bastante energia entre uma aula e outra, tem muita tarefa para fazer em casa, desenhos e colagens,  tanto no curso de  Diseño de Indumentária quanto no de Coolhunting, além de apresentações e análise de imagens, tivemos que fazer fotos de streetstyle nas ruas de Buenos Aires. Os professores são super exigentes com a qualidade dos trabalhos, o que é muito bom. Quanto aos três cursos, posso dizer que foram super desafiantes e me colocaram em novas experiências, e o melhor é que em nenhum momento tive aquela sensação desconfortável de peixe fora d’agua.

Além dos cursos do EBA, aproveitando essa onda do “já que tô por aqui….” ainda fiz dois outros cursos – também indicados aqui pelo blog –  com a Araceli Pourcel, da Casa Textil, ambos de experimentações com tecido, estamparia por sublimação e fusão de tecidos e texturas. Sabe aquela idéia maluca que surge na sua cabeça para algum figurino, mas você não tem nem idéia de como conseguir o efeito? A Araceli sabe. Fora que a Casa Textil é um lindo estúdio / casa em Belgrano, completamente lotado de materiais, imagens, quadros, amostras e todo tipo de quinquilharia criativa; e a Araceli é uma querida, super figura.

araceli

Essa foi minha experiência {deliciosa} em Buenos Aires! Muito válida pessoal e profissionalmente, muito mais do que eu podia ter imaginado! Espero que o meu texto seja uma inspiração para outras pessoas, que assim como eu, nem imaginam o quanto um simples post em um blog simpático pode ser o estímulo para aquela transformação profissional que você está ensaiando há tempos.

*

Já nos acompanham nas redes sociais?
Fanpage ♥ Instagram ♥ Pinterest ♥ Newsletter

8 comentários sobre “Review: Cursos de Moda em Buenos Aires por Anna Kuhl

    • Lígia Baleeiro disse:

      Oi Susi, depende o curso e a instituição. Os cursos do Eba por exemplo, podem ser feitos em versão intensiva que dura um mês e acho que acontece em fevereiro. Ou em sua versão normal que dura 4 meses. Abraço!

Deixe um comentário

