ARG ♥ BRA

brasil
Em uma dessas conversas de bar, surgiu a máxima:
“Brasileiro só odeia argentino porque a Globo mandou”.
Concordo. É a única explicação pra essa rivalidade ter saído do campo.
Foi esse climinha de Copa que acabou reacendendo meus questionamentos, é verdade. Mas hoje vou falar dessa relação e das diferenças além do futebol.
Nasci e cresci em Florianópolis, uma ilha invadida por gringos – na sua maioria argentinos – todos os verões. E apesar disso, nunca convivi perto deles o bastante para ter uma opinião formada, sabia apenas o que me era repetido: “Argentinos são arrogantes e mal educados”.
Seriam mesmo?
Quando escolhi morar em Buenos já era adulta e até então só havia conhecido argentinos maravilhosos, que afastaram para longe de mim essa imagem. Minha professora de espanhol, argentina e um doce de pessoa, me dizia que eu iria me assustar com o jeito enfático da fala porteña, mas que eu não deveria levar para o lado pessoal.
Na vida profissional já tive contato com argentinos e também com mexicanos, colombianos, espanhóis, sírios, turcos, poloneses, indianos: diferentes culturas, NENHUMA é igual a nossa. É preciso respeitar.
Morando fora percebi que qualquer pessoa quando viaja para outro país, em grupo principalmente, faz suas bagunças: turistas brasileiros também não são sinônimo de educação lá fora, ou são?
Antes de tirar conclusões do tipo se odeia ou não los hermanos (nossos vizinhos, não a banda), sugiro conhecê-los melhor.
A Argentina é um país maravilhoso que precisa ser conhecido, seja pela fomentação cultural ou pelas muitas belezas naturais, é tão perto do Brasil e com um universo tão distinto. Sim, o Brasil também é rico em diversidade cultural mas por causa do idioma acabou se distanciando dos outros países da América Latina.
Na Argentina, aparecem na mídia artistas hispano-hablantes do país e de muitas outras nações latinas, que eu nunca tinha ouvido falar no Brasil. Por que será que nunca chegam até nós, mesmo tão perto?
Lá, os clipes e músicas da Shakira tocam em espanhol. Por que cargas d’água as versões que chegam até o Brasil são em inglês? Às vezes, tenho a impressão que estamos de costas pra eles.
Como pesquisadora e analista cultural, recomendo a quem viajar até o país vizinho observar os locais com um olhar bastante atento.
No meu tempo morando lá, senti que mesmo sem querer os argentinos são precursores em muitas tendências. Na onda da inovação, eles são o que Everett M. Rogers (1962) chamou de early adopters, tanto em novos produtos ou comportamentos. Eles aderem novidades antes que nós.
brasilxargentina
Outro detalhe que é muito diferente da nossa realidade no Brasil: as mulheres, além de serem magras, altas e com seus longos cabelos lisos, cuidam muito de sua aparência. E, principalmente, são mais seguras de si e parecem não saber o que significa ter baixa autoestima.
Os homens, seguros da sua masculinidade, cumprimentam outros homens com beijos no rosto – e se forem muito amigos, com beijo e um abraço, sem dúvida!
Eles não tem medo de expressar seu estilo, se pra isso for preciso ousar nas roupas, modelagens, formas, cores ou cortes de cabelo, eles o farão. Diferente do homem brasileiro, pra quem “tudo é coisa de viado”.
Comigo os argentinos foram muito bem educados* e solícitos, especialmente quando eu dizia que era brasileira: “Brasileira?! O que você está fazendo aqui? O Brasil é muito mais lindo, eu queria morar no Brasil.”
E sabem de uma coisa? Vivendo fora do país e sentindo o quanto nós somos admirados – mesmo sendo tão diferentes – foi inevitável amar mais o Brasil. Além de me apaixonar pela Argentina.
Se essa rivalidade não deixar de existir, seria bom então que ela continuasse apenas nos campos.

*Com exceção do jeito que eles tratam seu próprio lixo. Depois de 25 anos de Floripa, onde não se vê lixo nas ruas, foi chocante. Mas não é preciso ir muito longe no Brasil pra ver que não é exclusividade deles sujar as ruas.

Já nos acompanham nas redes sociais?
FanpageInstagramPinterest

Deixe um comentário

