Moda com consciência: Jacmel and Co

jacmel_6

Outro dia conheci através da Bazaar Argentina o trabalho da belga Lucie Cincinatis. Esta loira de 24 anos, saiu de Bruxelas para viver em NY e estudar Economia na Columbia University. Formada, conseguiu um ótimo emprego no mundo corporativo. E a continuação desta história se parece a muitas de jovens da nossa geração. E aí que ela não era feliz. Achava aquilo tudo horrível e pouco criativo. Em 2013 largou o emprego e foi pesquisar sobre trabalhos voluntários para jovens profissionais. Encontrou uma vaga de professora de inglês no Haiti e partiu. Chegando lá deparou-se com um Haiti arrasado pelo terremoto de 2010, que havia deixado Puerto Príncipe em condições sanitárias lastimáveis.

Lucie conta que mesmo gostando muito do seu trabalho com as crianças, enfrentar a miséria na qual viviam os haitianos foi difícil. No começo vivia com um luxo considerável e sentia que a cidade era hostil. Tinha que ir para todos os lados com seguranças. De dia dava aula em uma zona muito pobre e de noite dormia em uma casa com piscina no alto da montanha. Aos poucos isso também não serviu mais pra ela. Lucie não tinha viajado até lá pra morar longe do povo haitiano.  Numa dessas de encontrar a si mesma, ela fez um mochilão pelo país. E foi aí que conheceu Jacmel, uma cidade ao sudeste, vibrante e alegre. Pelas ruas viu muito artesanato e um transeunte lhe chamou atenção. Ele levava água em um recipiente oval. Depois foi descobrir que aquilo era o fruto de uma árvore muito comum na zona. Ficou impressionada, teve a ideia de fazer daquilo uma bolsa e pediu ajuda.

jacmel_2

Seis meses depois, Lucie conseguiu montar um atelier. Construiu uma marca e um projeto de desenvolvimento social.  Assim nasceu Jacmel & Co, um pequeno empreendimento que fabrica a Calabash Bag, sustentável, orgânica e toda feita à mão. “Acredito na moda ética. Podemos sim encontrar forma de que o ético seja mais acessível, as pessoas vão preferir algo cuja origem conheçam antes que uma peça feita em Bangladesh para uma megastore” disse ela a jornalista da revista. Lucie, temos muito o que conversar!

JACMEL-HISE-05-543(1)

As vendas são feitas plelo e-shop!


instagram duck egg blue email duck egg blue pinterest duck egg blue facebook

 

Anúncios

3 comentários sobre “Moda com consciência: Jacmel and Co

  1. Ingrid A. disse:

    Ahhhhh cara eu queria essa última que você mostrou e uma preta! Que coisa mais linda, parece uma caixinha, um cantil…uma graça

    acho lindo quando as pessoas tem ideias originais assim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s